Entregue há X anos, o Edifício Le Blanc segue como um projeto que supera, e muito, os empreendimentos correspondentes, tanto em qualidade quanto em satisfação dos proprietários. Visitamos o projeto entregue com Tomaz Teixeira, arquiteto responsável pelo projeto e construção do empreendimento, e conversamos sobre os desafios de um empreendimento deste porte.

O primeiro passo é a percepção de oportunidade no mercado. Através de pesquisas e da experiência de anos, a construtora começa a definir que tipo de empreendimento será bem absorvido no momento. A partir disso, começam as buscas da área, do terreno e, a partir daí, com novas pesquisas, com conversas com profissionais especializados na venda, com dados técnicos como o coeficiente de construção, surgem com ainda mais clareza as definições importantes como a de público alvo, de quantidade de pavimentos e unidades, das áreas comuns.


O coeficiente de construção é algo amplamente visto pela construtora, que busca sempre o equilíbrio entre número e área dos apartamentos e das áreas comuns, para chegar a um resultado que traga qualidade para os moradores por um valor de condomínio viável e confortável para os mesmos.

Soluções de altíssimo padrão foram incorporadas ao projeto, mesmo que este não seja exatamente o público final, e trouxeram ao empreendimento detalhes importantes, inéditos e que, por mais que sejam imperceptíveis aos moradores, garantem uma qualidade sem precedentes ao segmento. Um bom exemplo disso é a fachada ventilada que oferece conforto térmico, um acabamento com visual estonteante e uma garantia contra descolamentos nunca vista.


Esses resultados são frutos do trabalho extremamente sério da Melo Teixeira, que tem em sua estrutura um setor de projeto executivo, composta por engenheiros elétricos, calculistas, arquitetos, entre outros profissionais, que trabalham para chegar a toda essa qualidade. Pelo radar da construtora, passam detalhes que vão muito além do esperado no setor, como a atenção ao paisagismo, para que as espécies se adaptem bem e continuem trazendo beleza e conforto ao longo dos anos, a previsão para sistemas importantes como os de captação da energia solar, de refrigeração e vários outros.

Um processo alinhado como este, que conta inclusive com uma dupla checagem do projeto de estrutura, uma feita internamente e a outra por uma empresa especializada, e com uma entrega que se demora na observação da estrutura em seu constante trabalho, vem da experiência de anos, de um conjunto de detalhes e soluções que vem funcionando e trazendo toda a qualidade que já é assinatura dos projetos da Melo Teixeira.