A luz solar está cada vez mais presente nos projetos arquitetônicos – tanto por questões estéticas quanto de saúde e bem-estar. O principal motivo: como a maioria das pessoas passa em média 85% dos seus dias em ambientes internos, é fundamental contar com a força do sol como uma aliada da qualidade de vida.

Iluminação natural desencadeia efeitos positivos no nosso organismo, como alegria e disposição. Ao contrário, espaços mal iluminados podem despertar reações negativas.

Com projetos bem pensados, sua casa se banha de luz na medida certa, sem que haja desconforto. As paredes cedem mais espaço às janelas amplas.

Uma boa solução é integrar ambientes internos e externos. A sala dialoga com o jardim de inverno ou com o paisagismo da piscina, aliviando a tensão e melhorando o humor. O efeito é ampliado quando as paredes são brancas ou têm cores claras.

O uso dos espelhos ajuda a levar o sol a cantinhos estratégicos, além de imprimir uma sensação de amplitude. Eles podem estar perto das janelas ou de frente para paredes claras.

Na decoração, menos é mais. Como o excesso de mobília torna o ambiente mais escuro, um toque minimalista colabora com o bom astral dos dias mais ensolarados. Para completar, a aplicação de tecidos nas cortinas, tapetes e almofadas contribui para refletir os raios do sol, iluminando seu lar com boas energias.